falar em público

Redação

Como driblar a timidez na hora de falar em público?

A comunicação é um dos fatores mais importantes dentro das empresas. Todos os profissionais devem saber expor suas opiniões e dúvidas, mas isso pode se tornar uma tarefa difícil para alguns. A timidez compromete a capacidade de se comunicar aberta e espontaneamente, o que pode ser um grande problema. Para que esse traço não comprometa a carreira, é preciso aprender a controlá-lo.

Desde os tempos da escola, os professores estimulam seus alunos a falar em público – em apresentações de tarefas e diversas outras ocasiões. Os mais inibidos sofrem com a ansiedade: falta de ar, tremores e palpitações são sintomas comuns. Mas ser tímido não é o fim do mundo, e existem diversas atitudes que podem ajudar os indivíduos a lidar com isso. Veja abaixo algumas dicas que facilitam a comunicação para quem é introvertido:

Faça um pequeno roteiro

Se você tem dificuldade em falar em público e precisa apresentar projetos ou expor ideias a um grupo de pessoas, não tente improvisar. Procure fazer um roteiro: anote os principais pontos que serão abordados e desenvolva-os. Você não precisa “ler um discurso”. Apenas crie uma base, pela qual você possa se orientar caso acabe se sentindo perdido.

Confie em si mesmo

Para falar bem em público, é necessário ter autoconfiança. Ela auxiliará você caso ocorra algum problema durante apresentações e reuniões, por exemplo. Aprenda a dar a volta por cima com humor e descontração. Lembre-se de que você é uma pessoa inteligente e que sabe do que está falando.

Treine

Para estar bem preparado, pratique! Seja sozinho, com os amigos ou com a família: apresente-se e veja qual o resultado. Dessa forma, fica muito mais fácil ver quais os seus pontos positivos e negativos, podendo mantê-los ou corrigi-los. Continue treinando e aperfeiçoando sua apresentação até que se sinta pronto para mostrá-la ao público.

Esteja concentrado

A concentração ajudará você a manter o foco durante a apresentação, além de direcionar sua atenção ao assunto que será discutido. Estar concentrado também ajuda na hora de relembrar o seu roteiro, tornando a organização e exposição de ideias muito mais fácil. Faça uma limpeza em sua mente antes de se apresentar e verá como sua fala fluirá melhor.

Não pense na opinião dos outros sobre você

Um dos principais medos de quem é tímido é a opinião negativa das pessoas a seu respeito. Portanto, para falar em público, é preciso esquecer um pouco disso. Seja criativo, irreverente e use seu bom humor. Faça com que as pessoas gostem de sua palestra e não deixe que o que pensem de você afete seu desempenho.

Eu já tive a oportunidade de super ao palco algumas vezes para fazer palestras, sei o quanto pode parecer difícil aprender a lidar com outras pessoas e desenvolver uma boa comunicação. Mas com esforço e força de vontade, é possível esquecer a timidez e se tornar ótimo na arte de falar em público. Procure cursos de oratória e melhore cada vez mais suas técnicas. Não deixe que as dificuldades atrapalhem suas oportunidades e seu crescimento profissional: mostre que você pode sempre vencê-las!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.