A relação entre estudar e dor de cabeça é complexa e multifacetada. Se você já se perguntou se estudar dá dor de cabeça de fato, este guia é para você! Abordaremos as diversas causas, desde fatores físicos até psicológicos, e te daremos dicas para evitar essa incômoda situação.
Mas, primeiro, estudar dá dor de cabeça ou não?
Sim! A sensação que você tem de sentir essa dor de cabeça depois de passar várias horas trancado no quarto estudando é mais comum do que você imagina. O cansaço mental e emocional gerado por estudar muito pode dar dor de cabeça, sim¹. O excesso de atividade mental, como estudar muito para uma prova, pode provocar tanto enxaqueca quanto cefaleia tensional (dor de cabeça causada pela tensão), que é o mais comum dos tipos de dor de cabeça².
A exaustão e a tensão mental, além do estresse e até mesmo conflitos emocionais, podem ser o gatilho que inicia uma crise tanto de enxaqueca quanto de cefaléia tensional². Além disso, desequilíbrio postural e alimentar e sono inadequado também podem causar dor de cabeça². Ou seja, se você fica muito tempo estudando e ainda passa essas horas sem se alimentar direito, em noites acordado ou sentado de forma “toda torta” na cadeira, saiba que esses fatores podem te causar bastante dor de cabeça.
Para explicar melhor, dividimos as causas entre os fatores físicos e psicológicos:
Fatores físicos:
- Tensão muscular: A concentração intensa pode gerar rigidez muscular na região da cabeça e pescoço, levando à dor. Faça pausas para alongar-se e massagear essas áreas.
- Falta de sono: A privação de sono é um gatilho comum para dores de cabeça. Estabeleça uma rotina de sono regular e durma pelo menos 7 horas por noite.
- Desidratação: A desidratação leve pode causar dor de cabeça. Beba bastante água durante o dia, especialmente enquanto estuda.
- Alimentação inadequada: Pular refeições ou consumir alimentos ricos em cafeína e açúcar podem contribuir para as dores de cabeça. Faça refeições regulares e equilibradas.
- Problemas de visão: A fadiga ocular, causada por esforço excessivo da visão, pode resultar em dor de cabeça. Faça pausas para descansar seus olhos e use óculos de grau, se necessário.
Fatores psicológicos:
- Estresse: O estresse crônico é um dos principais gatilhos para dores de cabeça. Pratique técnicas de relaxamento, como meditação e yoga, para reduzir o estresse.
- Ansiedade: A ansiedade também pode contribuir para as dores de cabeça. Técnicas de respiração e exercícios físicos podem auxiliar no controle da ansiedade.
Outras causas:
- Iluminação inadequada: A iluminação muito forte ou fraca pode causar fadiga ocular e, consequentemente, dor de cabeça. Utilize uma iluminação adequada ao seu ambiente de estudo.
- Ruído excessivo: O ruído pode ser um fator estressante e contribuir para as dores de cabeça. Estude em um ambiente tranquilo e silencioso.
- Postura inadequada: A má postura pode gerar tensão muscular e levar à dor de cabeça. Mantenha uma postura ereta e ergonômica enquanto estuda.
Para ajudar a evitar a dor de cabeça
A boa notícia é que, simplesmente, se alimentar e dormir bem, ter um horário de estudos menos exagerado e evitar o estresse emocional ajudam a prevenir o aparecimento da dor de cabeça². Mas, outras medidas bem práticas podem aliviar as dores de cabeça¹:
- Faça pausas regulares: A cada 30-45 minutos, levante-se, movimente-se e alongue-se.
- Mantenha-se hidratado: Beba água frequentemente durante o dia.
- Alimente-se de forma saudável: Faça refeições regulares e equilibradas.
- Durma bem: Estabeleça uma rotina de sono regular e durma pelo menos 7 horas por noite.
- Controle o estresse: Pratique técnicas de relaxamento, como meditação e yoga.
- Crie um ambiente de estudo adequado: Iluminação, silêncio e postura são importantes.
- Faça exames médicos: Se as dores de cabeça forem frequentes e intensas, consulte um médico para descartar outras causas.
Entendeu o motivo do porque que estudar dá dor de cabeça?
Estudar não causa dor de cabeça diretamente, mas diversos fatores relacionados ao estudo podem desencadeá-la. Ao seguir as dicas deste guia, você poderá prevenir a dor de cabeça e manter o foco nos seus estudos.
E na próxima vez que te perguntarem por que deixou os livros de lado por um momento, você já sabe o que dizer: estudar dá dor de cabeça e você está tirando um momento relaxante para tudo ficar nos eixos!
Também, não deixe de conferir nosso post sobre: dor de cabeça no verão é mais comum?
Referências:
- Speciali JG. Cefaléias. Cienc Cult. 2011;63(2):38-42.
- Santos CMT, Pereira CU, Lima PTMR, et al. Cefaléia tensional. RBM. 2007;65:112-117
Equipe de conteúdo do Portal in.ter.net.br