Road Trip

Redação

Road Trip Perfeita: 10 Dicas para Você

Uma road trip (ou, em bom português, uma viagem pela estrada) é uma ótima forma de conhecer novos lugares, recarregar as energias, sair da rotina e reforçar laços afetivos. Ao contrário de uma viagem de avião, por exemplo, há algo muito mais pessoal e (até) rebelde em entrar no carro e sair viajando pela estrada em direção ao horizonte.

Mas nem tudo são flores, e sem alguns cuidados essa experiência incrível pode dar muito errada. Para ajudar você, separamos dez dicas para a sua próxima road trip ser perfeita e inesquecível, e pelos melhores motivos possíveis!

1 – Revise o carro

Antes de sair de casa ou até mesmo decidir qual será o destino da road trip, faça o mais importante: revise o seu carro (ou, então, escolha com muita atenção ao alugar um veículo). Não deixe que toda a empolgação e expectativa com a viagem se transformem em frustração, tudo porque o automóvel não está nas condições ideais para rodar longas distâncias.

Não esqueça de checar com um profissional especializado:

  • pneus;
  • freios;
  • alinhamento;
  • condições do motor;
  • níveis de água e óleo;
  • o ideal é fazer uma avaliação completa do carro!

E pra trazer mais praticidade e evitar sobrecarregar o porta-malas, vale a pena contar também com um bagageiro de teto. No caso de alugar um veículo, verifique todas essas questões para ter mais tranquilidade; além disso, assine um contrato que inclua seguro, tanto para você quanto para o veículo.

2 – Planeje bastante…

Depois de garantir que o seu carro está pronto para desbravar as estradas menos viajadas (e as mais também), é importante planejar como será a road trip. Você precisa decidir qual será o destino, pontos de parada no meio do percurso, locais que gostaria de conhecer e, claro, estipular um orçamento.

Poucas coisas têm tanto potencial de arruinar uma road trip quanto, lá pelo meio da viagem, descobrir que a sua verba acabou ou que será preciso cortar pontos interessantes do roteiro para economizar. Portanto, antes de iniciar o trajeto, é importante definir quanto você (ou a galera) pode gastar, traçar uma estimativa de custos fixos (gasolina, comida, hospedagem etc) e reservar uma graninha a mais para o caso de necessidades e imprevistos.

3 – … Mas se permita sair do padrão

Ter um plano ajuda a se organizar melhor e evitar imprevistos, mas nem toda surpresa em uma road trip é negativa. Por isso, tenha, sim, um planejamento, mas sempre se mantenha aberto às possibilidades da estrada.

  • Passou por algum lugar que parece interessante?
  • Viu uma placa indicando uma cidadezinha com nome curioso que chamou a sua atenção?
  • Recebeu a dica de um ponto turístico pouco conhecido?

Não tenha medo de sair do script e desbravar tudo que o destino reservou para você, afinal, a ideia de colocar o pé na estrada, ou melhor, o pneu no asfalto, é justamente ter experiências inesperadas e únicas!

4 – Escolha bem a sua companhia

Uma viagem é uma ótima oportunidade de aprofundar laços, conhecer melhor outras pessoas e partilhar memórias inesquecíveis e momentos marcantes, e você pode fazer isso com amigos ou até mesmo consigo mesmo. De qualquer forma, é preciso estar em sintonia, tanto com quem será seu companheiro de road trip, como com você mesmo no caso de uma viagem solitária.

Lembre-se de que, especialmente naqueles roteiros mais longos, serão passadas várias horas em companhia, muitas vezes dentro de um carro sem tanto o que fazer. E aí, estar ao lado de alguém que você realmente gosta de ter por perto deixa tudo mais divertido e agradável. Já para quem viaja sozinho, estar com o estado de espírito aberto às experiências (e eventuais dificuldades) da estrada e buscar autoconhecimento também é fundamental.

5 – Tenha petiscos e água no carro

Além de uma boa companhia, no seu carro também é essencial ter petiscos e água. Isso porque com todo esse tempo se deslocando de um ponto a outro, é comum sentir fome e sede. Contar com lanchinhos no próprio carro evita constantes paradas em postos de gasolina ou lojas de beira de estrada, o que atrapalha a viagem, além de aumentar bastante os custos.

A dica é ter uma bolsa térmica. Com ela, é possível armazenar líquidos e lanches de forma eficiente e prática e, além disso, garantir que tudo esteja em um estado indicado para o consumo, nada de bebidas quentes e petiscos estragados.

6 – Use a tecnologia, mas sem exagerar

A tecnologia facilita muito a vida cotidiana, e ela pode também ajudar bastante na sua road trip. Apps de navegação e GPS, aplicativos que indicam hotéis e restaurantes, câmeras fotográficas para registrar os momentos, entre outros aparelhos e softwares têm o potencial de tornar a viagem muito mais agradável e fácil.

No entanto, é sempre bacana ter equilíbrio. Ou seja, de que vale pegar a estrada e desbravar o mundo se, durante o trajeto, você só se preocupar com redes sociais, publicar fotos e mandar mensagens, por exemplo? Utilize a tecnologia para deixar o trajeto ainda mais incrível, e não de uma forma que ela acaba lhe privando de aproveitar tudo que está ao seu redor.

7 – Música é fundamental

Uma combinação tão perfeita quanto feijão e arroz, praia e sol, sorrisos e abraços: música e viagem! Ter uma boa playlist (ou várias, em uma viagem com muitos amigos, por exemplo) é uma ótima forma de manter o clima sempre divertido e alegre. Afinal, quem não adora uma boa cantoria no carro acompanhado de quem a gente gosta, né?

O mais bacana é ter estilos e artistas bem ecléticos, que possam agradar a todos os viajantes, e também aquelas músicas típicas para momentos específicos – como quando a galera está mais contemplativa; para animar em momentos em que o cansaço chega com força; e até aquelas mais relaxantes para uma tranquila manhã de viagem.

8 – Não se esqueça da segurança

Tudo bem que o termo road trip lembra muito aquela sensação de liberdade, de vagar e de viajar sem destino nem preocupações por aí. Embora um pouco desse espírito rebelde seja, sim, importante, isso não significa que você não deva tomar cuidados com a segurança.

Além de sempre garantir que o carro esteja nas melhores condições, é importante:

  • avisar alguém sobre onde você está e para onde está se locomovendo;
  • não perambular por regiões perigosas (vale a pena pegar dicas com habitantes locais)
  • não se arriscar em atividades perigosas sem profissionais e equipamentos qualificados (como esportes radicais, por exemplo).

9 – Tenha um mapa físico

Já falamos que a tecnologia ajuda bastante na hora de viajar, mas depender inteiramente dela não é muito aconselhável. Por isso, uma dica simples mas que pode ser de grande auxílio na sua road trip é contar com um mapa físico, aquele de papel, com informações dos locais e estradas da área pela qual você está viajando.

Afinal, você não vai gostar nada de ficar em uma região isolada, sem sinal telefônico nem conexão à Internet, dependendo apenas do aplicativo de GPS, não é? Para casos assim, a melhor saída é se localizar da forma como faziam os nossos ancestrais há um (nem tanto) tempo atrás: com o bom e velho mapa.

10 – Pesquise eventuais especificidades do seu destino

A última dica é relacionada lá com aquele planejamento do início da viagem (e desse post). Procure conseguir o máximo possível de informações sobre a região pela qual você irá viajar, especialmente se for uma road trip internacional.

Documentação, costumes locais, leis específicas, melhor época do ano para conhecer a área… Esses são apenas alguns dos aspectos que valem a pena ser verificados. Assim você evita imprevistos, tem uma ideia melhor de como será a viagem e ainda consegue definir roteiros e atrações extras para conhecer.

Gostou das dicas para uma road trip perfeita?

E então, aventureiro, pronto para cair na estrada e criar memórias inesquecíveis? Se você seguir as dicas deste guia, estará mais do que preparado para uma road trip perfeita!

E, se por um acaso, Buenos Aires está na sua lista para uma road trip, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre a cidade!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.