Sinusite

Redação

Sinusite: O que é, Sintomas, Tipos e Tratamentos

Você tem sofrido com dores de cabeça constantes das quais não consegue se livrar? Muitas pessoas acham que isso é algo normal, causado por estresse, cansaço etc. Porém, talvez o problema não seja apenas aquela já conhecida enxaqueca, e sim uma crise de sinusite: essa inflamação no rosto é comumente causadora de cefaléias.

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre sinusite, desde o que ela é até como se livrar desse incômodo. Vamos te dar dicas valiosas para reconhecer os sintomas, entender os diferentes tipos e, claro, buscar o melhor tratamento para voltar a respirar aliviado(a).

O que é sinusite?

A sinusite (ou, em termos técnicos, rinossinusite, já que ela é quase sempre acompanhada de rinite) se trata de uma inflamação na mucosa do nariz e dos seios paranasais da face, que são espaços preenchidos com ar dentro dos ossos do rosto. Uma das razões que tornam essa inflamação tão chata comum é que ela pode ser gerada por bactérias, vírus, fungos, alergias e até condições de nascença, como desvio de septo, por exemplo.

Os principais sintomas causados são: cefaléia (a forte dor de cabeça), pressão facial, obstrução nasal (o irritante “nariz entupido”) e secreção nasal. Em alguns casos ela também pode gerar febre, dor nos dentes e dores de ouvido. Ou seja, se você está com uma dor de cabeça persistente, dor no rosto e também com o nariz entupido/escorrendo, procure um médico, porque pode não ser só uma gripe!

Sintomas

A sinusite costuma dar sinais bem chatos que dificilmente passam despercebidos. Fique atento a esses sintomas:

Sintomas Comuns

  • Pressão e dor na face: Principalmente na testa, maçãs do rosto e ao redor dos olhos. A dor pode piorar ao se abaixar ou se inclinar para frente.
  • Corrimento nasal: A secreção pode ser espessa, amarelada ou esverdeada.
  • Congestão nasal: Nariz entupido que dificulta a respiração.
  • Redução do olfato: A inflamação pode afetar o olfato, dificultando sentir cheiros.
  • Dor de cabeça: A dor de cabeça é frequente na sinusite e pode ser pulsátil.
  • Tosse: A irritação e o excesso de secreção podem provocar tosse, principalmente à noite.
  • Mau hálito: O acúmulo de secreção pode causar mau hálito.

Sintomas Menos Comuns

  • Febre: É mais comum na sinusite aguda.
  • Fadiga: A sinusite pode deixar a pessoa cansada e sem energia.
  • Mau estar gástrico: Náusea e vômito podem ocorrer em alguns casos.

Tipos

Nem toda sinusite é igual. Existem diferentes classificações que dependem da duração e causa dos sintomas. Vamos conhecer os principais tipos:

Sinusite Aguda

É o tipo mais comum e surge de forma abrupta. Normalmente, é causada por infecções virais, como resfriados ou gripes, que acabam inflamando os seios nasais. Costuma ter duração de quatro semanas e, na maioria dos casos, o corpo consegue combatê-la sozinho.

Sinusite Crônica

Essa costuma incomodar mais, durando períodos maiores do que 12 semanas e ocorrendo com frequência, mesmo com tratamento. Pode ser consequência de sinusite aguda mal tratada ou ter outras causas, como rinite alérgica crônica ou pólipos nasais.

Sinusite Alérgica

Esse tipo está relacionada a alergias. Quando a pessoa entra em contato com alérgenos, como pólen ou ácaros, a mucosa nasal inflama e pode bloquear os seios da face, causando sinusite.

Sinusite tem cura?

O tratamento que você precisará fazer depende justamente da classificação à qual pertence o que lhe incomoda. Nos casos com sintomas mais brandos, não é necessário tratamento clínico, apenas esperar que a inflamação se cure “sozinha”, ou melhor, graças ao sistema imunológico do nosso corpo.

Algumas dicas para amenizar os sintomas são beber bastante água, utilizar uma solução salina para desobstruir as narinas e evitar ficar em ambientes com ar-condicionado, porque ele resseca as mucosas do nariz, dificultando ainda mais a diluição da secreção nasal. Já em casos mais graves, a administração de antibióticos pode ajudar a controlar a inflamação, reduzindo assim os sintomas e o tempo de recuperação.

É sempre bom ressaltar que em primeiro lugar você deve consultar um médico. Nada de automedicação!

Entendeu sobre o assunto?

A sinusite é uma condição chata, mas como você viu, tem solução! Ao reconhecer os sintomas e procurar atendimento médico o quanto antes, é possível tratar de forma eficaz e voltar a respirar aliviado(a). Além disso, adotando hábitos de vida saudáveis e medidas preventivas, você diminui o risco de ter esse problema novamente.

E, se você tem dúvidas se pode ter dor de cabeça enquanto estuda, confira nosso conteúdo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.