Yoga

Redação

Yoga: O que é, Benefícios e Tipos

Criada na Índia, a Yoga é uma técnica que consegue trazer uma vida melhor para o praticante por meio de atividades físicas de alongamento, respiração e meditação¹. Essa prática pode trazer uma série de benefícios para a saúde², inclusive ajudando a aliviar os desconfortos abdominais da síndrome do intestino irritável, as tensões e dores múltiplas de origem músculo esquelética, entre outros¹ ².

Benefícios

Mulher praticando yoga

Oferece uma série de benefícios para a saúde, incluindo:

  • Melhora da flexibilidade
  • Fortalecimento muscular
  • Redução do estresse
  • Melhora da concentração
  • Aumento da autoestima
  • Redução do risco de doenças crônicas

A prática combina atividades físicas posturais de alongamento (as chamadas asanas) com técnicas respiratórias, de relaxamento e meditação (as pranayamas). Por isso, como toda prática física regular, ela pode também influenciar no funcionamento do organismo.

Esses reflexos positivos, inclusive, fazem com que ela possa ser usada com viés medicinal (para melhorar o funcionamento do organismo): a Yogaterapia³. Entre as principais vantagens, estão:

  • relaxamento e alongamento dos músculos¹
  • alívio do estresse²
  • redução de angústias e tristezas²
  • controle do sistema nervoso autônomo, responsável pela digestão²

Tipos de yoga

Existem muitos tipos diferentes, cada um com seus próprios objetivos e benefícios. As mais populares são:

  • Hatha yoga: é o tipo mais comum. É uma prática suave que combina exercícios físicos, respiração e meditação.
  • Vinyasa yoga: é uma prática mais dinâmica que combina sequências de movimentos com a respiração.
  • Iyengar yoga: é uma prática que enfatiza a precisão dos movimentos e a utilização de acessórios.
  • Bikram yoga: é uma prática que é realizada em uma sala aquecida a 40 graus Celsius.
  • Ashtanga yoga: é uma prática vigorosa que segue uma sequência fixa de movimentos.

Como escolher o tipo ideal

A escolha do tipo de yoga ideal depende dos seus objetivos e preferências. Se você é iniciante, é recomendado começar com um tipo suave, como o hatha. Se você já tem alguma experiência, pode escolher um tipo mais dinâmico ou especializado.

Como praticar

Grupo de amigos praticando yoga

Existem diversas formas de praticar. A prática pode ser realizada individualmente ou em grupo, com um professor ou sem. Para quem está começando, é recomendado procurar um professor qualificado para aprender as posturas e técnicas de respiração corretamente.

A prática do yoga pode ser realizada em casa, em um estúdio ou em uma academia.

Sabia que a yoga pode ajudar a aliviar as dores abdominais?

Ela pode influenciar as dores abdominais porque age sobre uma parte do sistema nervoso responsável pela digestão, entre outras funções: o sistema autônomo². Isso quer dizer que com a prática dos exercícios de respiração e de alongamento, o controle do sistema nervoso sobre os músculos externos da região abdominal. Esse controle gera relaxamento e contrações ritmadas desses músculos, o que tem efeito massageador nos músculos internos do abdome³.

Além disso, os exercícios respiratórios trazem efeitos positivos em órgãos internos como, por exemplo, o intestino², colaborando com a fisiologia respiratória, circulatória e nutricional desses órgãos². Todas essas vantagens a Yogaterapia indicada até para a Síndrome do Intestino Irritável¹.

E não somente as atividades de respiração, mas também os exercícios físicos podem contribuir para controlar o desconforto abdominal: as asanas provocam contrações ritmadas de grupos musculares, que massageiam órgãos internos do abdômen³. Assim, a sensação de dor pode ser reduzida.

Gostou de saber mais sobre o assunto?

Essa é uma prática versátil e benéfica que pode ser adaptada para todas as pessoas. Se você está procurando uma forma de melhorar sua saúde física e mental, essa pode ser uma ótima opção!

Também, não deixe de conferir nosso último post sobre os benefícios da água do mar para o corpo!

Referências

  1. Siegel P, Barros NF. Yoga, Saúde e Religião. Rev Último Andar. 2013;(21):163-180.
  2. Romarco EKS, Lima CBF. Benefícios dos exercícios respiratórios no yoga em mulheres adultas na faixa etária de 40 a 90 anos. Rev FEF UNICAMP. 2008 set-dez;6(3):78-90.
  3. Deveza ACRS. Yoga e Yogaterapia. Rev Med. 2013 jul-set;92(3):204-12.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.